104930666_2939434029444525_6966726952612560391_o.jpg

A Prefeitura, tendo em vista os questionamentos relativos ao 1º óbito por Coronavírus na Campanha, esclarece:

1 - A 1º testagem realizada no paciente, que apontou negativo para COVID-19, foi com um Teste Sorológico cedido pelo Estado de Minas Gerais, não com os adquiridos pela Prefeitura. Este ocorrido deve-se, provavelmente, pelo exame ter sido realizado durante a chamada "Janela Imunológica" do paciente. "Janela imunológica" é a expressão usada para designar o período que um organismo leva, a partir de uma infecção, para produzir anticorpos que possam ser detectados por exames de sangue. A janela imunológica varia de acordo com o tipo de infecção e sensibilidade do teste utilizado para detectá-la. Ou seja: se testado durante sua janela imunológica o paciente provavelmente atestará negativo para COVID-19.

2 - A 2º testagem foi realizada pelo hospital onde o paciente estava internado, e, como a 1º testagem, atestou negativo para COVID-19, tratando-se de um Falso Negativo.

3 - Apesar dos resultados negativos nos dois testes, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um 3º teste, tendo em vista que os sintomas assemelhavam-se aos da COVID-19 e apresentaram agravamento após a realização dos dois primeiros testes. O 3º Teste (PCR) foi encaminhado à FUNED no dia 21 de junho e o resultado, informado hoje, 24, à Prefeitura, atestou positivo para COVID-19.

4 - O velório do paciente seguiu todas as normas e orientações para óbitos por COVID-19, ainda que o caso não houvesse sido confirmado. Estas normas também são válidas e obrigatórias para Óbitos Suspeitos.

5 - A Prefeitura não informará os nomes dos pacientes, bem como seus endereços e informações pessoais que não se relacionem diretamente à COVID-19. A melhor e mais eficaz maneira de evitar o contato com pacientes é seguir todas as orientações da Secretaria Municipal de Saúde, permanecer em casa e colaborar com as políticas de enfrentamento, seguindo rigorosamente os Decretos e Notas Técnicas da Prefeitura.

6 - Todas as informações divulgadas pela Prefeitura partem de dados oficiais, comprovados e documentados, bem como todos os procedimentos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde . Qualquer informação pode ser solicitada junto à Secretaria. Acusações levianas sobre ocultação ou manipulação de dados e de informações devem ser evitadas, haja visto que causam tumulto e promovem grave desinformação à população, prestando um desserviço à sociedade e à Campanha.