A Prefeitura Municipal da Campanha, através dos departamentos de Assistência Social e de Saúde, realizou mutirões de pesagem e recadastramento dos inscritos no programa Bolsa Família.
Os mutirões foram feitos durante essa semana, nas unidades de saúde dos bairros Santa Tereza, Chapada, Conjunto Habitacional Dr. Jefferson de Oliveira (Cohab), São Cristóvão e Centro. Durante os mutirões, a equipe do Bolsa Família pesou e mediu várias crianças, e também recadastrou algumas famílias no programa. O acompanhamento médico dos filhos é um dos pré-requisitos para que uma família consiga se cadastrar no Bolsa Família.
Mas as famílias que perderam os mutirões não precisam se preocupar. O cadastramento continua normalmente na sala da Assistência Social, no prédio da Prefeitura Municipal, das 12h30 às 17h30.

Seis bairros da Campanha receberam as equipes do programa.

PesagemDSC_0023

A Prefeitura Municipal da Campanha, através dos departamentos de Assistência Social e de Saúde, realizou mutirões de pesagem e recadastramento dos inscritos no programa Bolsa Família.

Leia mais...

Os estudantes do quinto ao nono ano das escolas públicas e particulares da Campanha estão aprendendo mais sobre a história do nosso município. É o “Projeto Educação Patrimonial: Conhecendo o Patrimônio Cultural da Campanha”.
Realizado pelo Departamento Municipal de Cultura, através do SERPHAM (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico do Município), o projeto tem o objetivo de ensinar aos alunos o que é a memória cultural da Campanha, o que são e quais são seus patrimônios culturais, o que é um bem tombado, a importância da preservação e conservação desses bens, entre outros. Depois, os professores e alunos respondem perguntas sobre o que aprenderam com a palestra.
O projeto teve início no dia 11 de setembro, e está previsto para terminar no dia 26 de outubro. Os alunos da Escola Municipal Dom Othon Motta e da Escola São João – COOPERCAMP já participaram do projeto, e outras duas escolas estão previstas para as próximas semanas.
As palestras do “Projeto Educação Patrimonial: Conhecendo o Patrimônio Cultural da Campanha” acontecem pela manhã, a partir das 10h00, na sala de exposições do Museu Regional do Sul de Minas.

Estudantes de quatro escolas estão envolvidos no projeto.

FotoDSC_0008

Os estudantes do quinto ao nono ano das escolas públicas e particulares da Campanha estão aprendendo mais sobre a história do nosso município. É o “Projeto Educação Patrimonial: Conhecendo o Patrimônio Cultural da Campanha”.

Leia mais...

No dia 02 de outubro de 1737, o ouvidor José Cipriano da Rocha chegava a uma terra de solo fértil e muitas riquezas, entre elas minas de ouro. Esse povoado recebeu o nome de São Cipriano, passando mais tarde à freguesia, depois à vila e por fim à cidade da Campanha, que seria a primeira de muitas cidades que surgiriam na região Sul das Geraes.

Campanha_panoramica

Campanha é considerada a cidade que deu origem ao Sul de Minas, devido a sua extensão territorial que compreendia toda essa região, além de uma parte do Estado de São Paulo. Por isto, ficou conhecida como “Campanha: Aqui nasceu o Sul de Minas”.

O município foi edificado sobre uma colina agradável, possui clima ameno com temperaturas que variam de 26,3° C a 14,6° C. Sua população é de 15.433 habitantes.     Campanha é um misto de tradição e contemporaneidade. Casarões do século XVIII se enfileiram nas ruas calçadas com paralelepípedos, onde diversos estilos arquitetônicos antigos convivem com construções modernas, o município possui expressivo artesanato em fios e fibras, esculturas em madeira e bordados, além de uma culinária tipicamente sul mineira. A religiosidade é outro fator marcante no município, que é sede do bispado.

O município foi também berço de ilustres cidadãos, como Cientista Vital Brazil, Escultora Maria Martins e Padre Victor. Por Campanha também passaram personagens importantes da história do país, como princesa Isabel e o Conde d’Eu, o inconfidente Alvarenga Peixoto e Bárbara Eliodora, além dos escritores Euclides da Cunha e Manoel Bandeira.

Ainda no município encontram-se inúmeros acervos de bens móveis, integrados e documentados, que registram toda importância cultural do município que integra o projeto Estrada Real, é porta de entrada do Circuito das Águas e sede da Rota Turística Religiosa: Caminho de Nhá Chica e Padre Victor.

Por todas essas características, Campanha é uma das cidades mais visitadas por quem busca riqueza cultural e histórica, e que também deseja conhecer a já tradicional hospitalidade mineira.

Texto: Departamento Municipal de Turismo

O Complexo Municipal de Saúde e o Pronto Atendimento foram inaugurados.

Obras_SaudeDSC_0190

A última segunda-feira (02/07) foi um dia histórico para Campanha. O Pronto Atendimento Municipal e o Complexo de Saúde foram inaugurados durante a manhã, marcando uma nova fase em nosso município.

Leia mais...

portal-tranparencia-novo
banner-sic
iluminacao-publica-right
Caixa-de-mensagens-nova2
HOLERITE-WEB
logocampanhaprevi.png
logo-transparencia-interna-maior